Tradutor

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Você sabe guardar segredo???



Certa vez um amigo perguntou-me: posso te contar um segredo? Você promete que vai guardá-lo?

Guardar segredos não é das tarefas mais fáceis... ao menos, não para mim! Preciso estar atenta para ser fiel, para não vacilar e, displicentemente, contar os segredos que me foram confiados. Sou grata ao Senhor porque Ele tem me ajudado nisso! =]

Mas quero compartilhar com vocês a história de alguns de nossos irmãos que também precisam guardar um segredo... um segredo que, se for contado, pode lhes custar a própria vida! Esses irmãos moram em países muçulmanos, onde é proibida a conversão ao cristianismo. Quando algum muçulmano se converte, muitas vezes ele precisa manter essa decisão em segredo! Como deve ser difícil encontrar um tesouro precioso, como o amor, a salvação e a amizade de Jesus e ter que ficar calado!

Isso aconteceu com um irmão, a quem chamamos de Christian (por questões de segurança), em 1984. Ele teve acesso a Bíblia e começou a estudar sobre Jesus; ficou chocado com o que leu, mas não resistiu... entregou-se a Jesus! Quando sua família descobriu que ele se tornara cristão, bateu nele e o expulsou de casa. Apesar disso, Christian permanece firme, como cristão secreto: “Sou cristão de coração e muçulmano nos documentos” - afirma ele.

Como Christian, milhares de irmãos precisam manter sua fé em segredo. E eles precisam suportar também as conseqüências dessa decisão: ter que colocar seus filhos em escolas muçulmanas; as meninas que se convertem geralmente não podem se casar, porque não conseguem permissão para casar com um rapaz cristão; ter que viver uma vida dupla: ser cristão dentro de casa e muçulmano fora. Dá pra imaginar viver assim? Difícil, não é?

Também por causa disso, o autor do livro aos Hebreus (cap. 13, verso 3) nos faz um convite: “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.”  E aí, você topa?

Ter que manter sua fé em segredo é um tipo de prisão, de maltrato, e esses irmãos precisam de nossa ajuda! Mas, como eu posso ajudar? O irmão que escreveu o livro aos Hebreus nos responde: Colocando-se no lugar destes irmãos! E como fazer isso? Orando, contribuindo, indo! Agindo em favor deles!

Então, quero te apresentar um desafio: vamos quebrar este segredo? Vamos ser a voz daqueles que não podem falar? Enquanto esses irmãos não podem professar sua fé publicamente, tendo que ser cristãos secretos, vamos gritar, não apenas com palavras, mas principalmente com ações, que somos cristãos? E aí, vai encarar este desafio?



*A história de Christian foi extraída da Revista Portas Abertas, vol. 29, n° 9.

Por: Kadidja Santos

Coluna: Igreja Perseguida

Um comentário: