A igreja de Tessalônica, segundo Timóteo estava sofrendo com alguns erros doutrinários acerca da morte do cristão e da volta de cristo.Essa igreja, foi estabelecida durante a segunda viagem missionaria de Paulo, e foi marcada com a conversão de judeus, gentios que foram impactados pela palavra de Deus.
Mas paulo teve que fugir rapidamente por causo dos judeus que o perseguia, assim os novos convertidos receberam pouco ensino sobre a vida cristã. O apostolo recebendo este relatório de Timóteo, escreveu aos crentes destacando a sua preocupação com a fé, o amor e a esperança daquela igreja.
- O 1º capitulo nos mostra que a carta foi escrita por Paulo e dois companheiros de ministério, Silvano e Timóteo.
Nessa carta enfatizam suas orações continuas pelos irmãos, lembrando da fé, do amor e da esperança em cristo: Lembrando-nos sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.(1ºTs.1.3).
Nesse versículo Paulo reconhece que eles haviam entendido a trilogia da vida cristã, ou melhor, os três principais aspectos da vida cristã: fé, amor e esperança; fé não é simplesmente o ato de confiar em Deus, mas servir aos outros.O amor deve ser a motivação para se realizar qualquer tipo de trabalho, seja para Deus ou pra outras pessoas; Esperança de que cristo vem buscar a sua igreja.
- No 2º cap. Paulo enfatizou o seu comportamento íntegro e ético na pregação em tessalônica.
"Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência"(1º Ts.2.3.
Para o apostolo, Deus e a igreja de tessalônica eram testemunhas de sua santidade; sua conduta era reverente para com Deus (santa); reta para com Deus e com os homens (justiça) e inculpável perante os crentes (irrepreensível).
- No 3º cap. Paulo declara que enviou Timóteo a tessalônica para saber a situação espiritual dos irmãos, temendo que satanás tornasse inútil todo trabalho da igreja.
"Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador os tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil" (1ºTs.3.5).
- No cap. 4 Paulo revela quatro aspectos necessários à vida espiritual do crente que aguarda a Vinda de Cristo: 1º glorificar e fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas; 2º Santificação: aquele que pela fé se aproxima de Deus deve viver separado do pecado; 3º O amor fraternal que significa amor entre irmãos e 4º Andar honestamente (decentemente) para com os não-cristãos.
Nesse cap. Paulo também esclareceu algumas duvidas em relação à escatologia - doutrina que estuda as últimas coisas:
- 1ºTs.4.16 :Quando Cristo arrebatar a igreja haverá um som especifico para o chamamento dos salvos.
- 1ºTs.4.16 :O arcanjo Miguel participara do arrebatamento da igreja através da voz de chamamento, que será ouvida pelos santos em Cristo (Dn.12.1).
- 1ºTs.4.16 :A trombeta simboliza o anúncio e o momento da convocação. Como um general convida o sue batalhão, assim Cristo nos chamará para estar eternamente com ele.
- 1ºTs.4.16 :Os crentes que morreram salvos ressuscitarão com corpos glorificados.
- 1ºTs.4.17 :Os salvos que no momento do arrebatamento da igreja estiverem vivos, receberão um corpo espiritual e glorificado.
- 1ºTs.4.17 :No arrebatamento da igreja, Cristo se encontrará com a igreja nos ares. Será o encontro do noivo com a noiva para o casamento eterno. O arrebatamento da igreja será uma surpresa.
- 1ºTs.5.1,2 :Não sabemos a estação, nem odia nem a hora em que Crista buscará a igreja. Todos precisamos estar preparados (1ºTs.5.4,8).
Dia 20/10, continuaremos a estudar a 2ª carta de Paulo aos Tessalonicenses. Que Deus os abençoe!!
Por : Moises Morais
Estudo da Palavra
Nenhum comentário:
Postar um comentário