Olá! Você tem uns minutinhos? Gostaria de conversar um pouco... prometo que não tomarei muito do seu tempo, mas é que realmente gostaria de conversar! Obrigado, fico feliz por me dar atenção!
Meu nome é Isaque e tenho 26 anos... e aí, está gostando de conhecer a Eritréia? Você é cristão, não é? Eu também sou mas, ser cristão aqui no meu país é bem diferente... Entre e sente-se, quero te falar um pouco sobre isso. Não se assuste com a escuridão e o pouco ar que temos aqui, com o tempo você vai acostumar um pouco, vai incomodar ainda, mas fique tranqüilo, você pode sair daqui quando quiser!
Bem, estou preso neste contêiner porque escolhi servir a Cristo e ler a Sua Palavra. Estranho, não é? Na verdade, para nós, eritreus, essa não é uma realidade tão estranha... mais de 10% dos cristãos estão presos em contêineres como esse ou em prisões subterrâneas. Em nosso país não temos a liberdade que vocês têm de escolher sua crença, infelizmente!
Deixe-me contar um pouco de minha história... fui um soldado muito valente por muito tempo, e eu era um dos prediletos de meu comandante. Um dia, depois de uma guerra, onde a maioria do meu grupo morreu, dois amigos me falaram sobre Jesus e eu O aceitei. Deixei os vícios e a prostituição de lado e também passei a obedecer meus superiores, o que não fazia antes de servir a Cristo. Procurava ler a Bíblia sempre que podia, mas um dia fui pego. Meus superiores me torturaram por vários meses, tentando fazer-me negar a Cristo e deixar de ler a Bíblia. Como eu não desisti de Jesus, prenderam-me aqui.
Já faz uns meses que estou aqui com esses 20 irmãos... confesso que não é agradável, porque o espaço é pequeno e não conseguimos esticar nossas pernas. A comida também é escassa e precisamos fazer nossas necessidades fisiológicas aqui. Assim, o ambiente não fica bom. Durante o dia o calor é insuportável, chegando a uns 40°C; à noite, o frio nos faz tremer, com a temperatura chegando a ficar abaixo de zero.
E o meu caso não é dos piores... ouvi o testemunho de uma irmã, a Helen Berhane que, porque gravou um CD com músicas cristãs foi presa e torturada para que negasse a Cristo. Ela teve suas pernas quebradas e ainda hoje tem seqüelas das torturas que sofreu... ouvi falar que ela passou dois anos num lugar como este. E sabe, ela não desanimava. Orava a Deus, junto com os irmãos que estavam presos com ela, seis vezes ao dia. Quando voltava das torturas, disse que sentia uma paz inexplicável... tanta, que ela muitas vezes começava a sorrir. Não conseguia compreender plenamente, mas sabia que Deus estava cuidando dela.
Sabe, eu consigo compreender a Helen! Consigo entender a paz que ela sentia, porque também a sinto! E eu acredito que esta paz vem até nós porque muitos irmãos oram... mesmo sem nos conhecer, o corpo de Cristo está ligado e sente... ele sente que precisamos de ajuda e age! Só conseguimos suportar esse sofrimento porque os irmãos estão conosco em oração! Sem oração não conseguiríamos! E eu peço, por favor, continuem orando... ainda existem milhares de irmãos como eu, presos em contêineres por causa de sua fé... eu soube que meu comandante desistiu de mim e que me mandará para a prisão em Asmarra, capital do nosso país, dentro de alguns dias.
Ei, vocês têm muitas Bíblias em seu país, não é? Aqui é diferente... os irmãos novos convertidos me procuram para ler um pouco em minha Bíblia... fazem filas para poder ter acesso! E sabe o que digo sempre a eles? Devorem este Livro... ele trará problemas a vocês mas, vale a pena!
Você precisa ir? Tudo bem! Obrigado por estar comigo esses momentos! Você não tem noção do quanto me foram valiosos, obrigado mesmo! Agora que você vai embora, posso te fazer um pedido? Você pode ser a minha voz lá fora? Pode estar comigo aqui, outras vezes, através de suas orações?
*Isaque foi enviado para a prisão em Asmarra em 2004 e ainda está preso! Ele jamais conheceu um dia sem perseguição. Você pode atender ao pedido desse jovem de 26 anos e orar por ele?
>> Galerinha amada, esse texto foi escrito com base nos testemunhos da Helen e do Isaque. Após ver os testemunhos de irmãos desse País no site WWW.eritreialivre.org.br, fiquei a imaginar como deve ser difícil servir a Cristo lá. Assim, resolvi compartilhar com vocês!
Quero aproveitar pra divulgar um evento legal: No próximo final de semana, a Helen Berhane estará contando seu testemunho em São Paulo, no Parque da Aclimação (os dias e horários estão disponíveis no site acima citado)... se você mora nessa região, não perca esta oportunidade ímpar de ouvi-la. Certamente Deus falará ao teu coração através do testemunho de alguém que já esteve do outro lado, dentro de um contêiner!
Por: Kadidja Santos
Coluna: Igreja Perseguida
Que lindo Kadinha, que possamos sair do nosso comodismo e fazer alguma coisa.... já passou da hora de levantar do sofá!
ResponderExcluir