Essa semana sairei em missões, mais uma vez vamos visitar nossa base na Bolívia, e na nossa volta muitas pessoas vão querer saber como foi, o que aconteceu, quais foram às bênçãos?
Quantas almas foram salvas?... Mais uma vez repetirei: A MINHA!
Certa vez, uma professora perguntou para a minha esposa, Cynthia, por que você se envolve nesses lugares? O que você vai fazer lá?
PRECISAMOS FAZER MISSÕES!
Por que missões?
Embora a palavra "missões" não se encontre nas Escrituras, a idéia está inserida em toda a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse. A palavra "missão" vem do latim "mitto" e significa "enviar".
No Novo Testamento vemos o próprio Jesus empregando uma palavra com o mesmo significado - a palavra apóstolo (do grego apostello).
No Latim APOTOLUS, do Grego APOSTOLOS, “mensageiro, pessoa enviada à frente”, de APOSTELLEIN, “enviar, mandar na frente”
De maneira simples, podemos afirmar que missão significa enviar.
Quando falamos em missões nos referimos à proclamação do evangelho em todo mundo.
O mesmo Jesus disse o mesmo a seus discípulos e que se encontra registrado nos quatro Evangelhos
Mateus 28:18-20 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Marcos 16:15-16 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Lucas 24:46-49 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder
João 20:21-22 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Senhor Jesus é claro e revela sua vontade, de que todas as pessoas, em todas as épocas, ouçam o evangelho, e assim as famílias da terra seriam benditas
Gênesis 12:3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
A clareza destes textos deixa evidente que na mente de cada cristão obediente a Jesus, deve haver um profundo sentimento de paixão pelas almas.
A evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionáveis de Deus.
Até a pessoa que tem o menor entendimento é capaz de observar a vontade de Deus.
Jesus, durante o seu ministério terreno, sempre se preocupou com a situação espiritual das pessoas.
O seu olhar era diferente. Ele não via as pessoas pela sua posição social ou financeira, mas via o seu estado espiritual, ele as via como ovelhas sem pastor (Mt 9.35-38).
Mateus 9:35-38 - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
Em outra passagem ele diz que as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, mas mesmo assim não se dá por satisfeito, pois reconhecia que havia outras ovelhas, a quem ele também deveria agregar.
João 10:16 - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
E hoje, já passados dois mil anos destas palavras, elas ainda são ouvidas em nossos corações.
Jesus ainda está dizendo que ainda existem outras ovelhas, e que Ele deseja agrega-las ao seu rebanho.
São milhões de muçulmanos, hinduístas, budistas e outros.
"Mas como ouvirão se não há quem pregue?"
Romanos 10:14-15 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Cabe a nós seguidores de Cristo fazê-lo conhecido em todo mundo, e assim muitas outras ovelhas serão agregadas ao rebanho (Igreja) do Senhor.
Para que essa tarefa fosse fielmente cumprida, em suas últimas instruções aos seus discípulos, Jesus deu a sua igreja representada ali uma ordem.
Não foi uma simples opinião ou um mero palpite de Jesus. Ele não disse para a Igreja anunciar o evangelho a todos os povos quando se achasse conveniente ou para ver se compensava ou não, ou quando alguém estivesse à toa, não, nada disso!
As palavras de Jesus Cristo proferiram uma ordem imperativa clara e expressa para a Igreja, a de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos.
Mateus 28:19-20 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Não era uma ordem para evangelizar toda a cidade e só depois pensar em terras distantes. Não!
Seus discípulos deveriam proclamar o evangelho a toda criatura e em todo o mundo.
E esta ordem não foi somente para aquela época, mas ainda faz parte da missão de hoje.
A missão da igreja baseia-se na missão de Deus de reconciliar a humanidade consigo mesmo, através do Evangelho.
Somos, portanto, enviados a evangelizar o mundo e tornar o Evangelho disponível a toda criatura.
Eu li que a evangelização é a apresentação inteligível, atrativa, significativa, propositada e persuasiva do Evangelho.
Por isso, ou fazemos missões ou, diante de Deus, estaremos sendo desobedientes negligentes e omissos.
Poderemos construir suntuosos templos...
Poderemos fundar majestosos conjuntos musicais...
E se podemos e temos condições de fazer isso, louvado seja Deus, mas naquele grande dia, Deus não fará um concurso do templo mais bonito ou do conjunto mais esplendoroso.
Ele sim cobrará o nosso empenho no sentido de tornar o mundo evangelizado.
Obviamente que sozinhos não poderemos evangelizar o planeta inteiro. Mas podemos e devemos fazer a nossa parte nessa tarefa.
E se cada um fizer a sua parte, o mundo evangelizado será um alvo realizável ainda nessa geração.
Que o sentimento de paixão pelas almas inunde nossos corações e nos leve a um profundo compromisso com a obra missionária.
Se você ainda não entendeu quem são essas pessoas, não adianta acessar o google e pesquisar fotos, pois são inúmeras, diversas situações, digo de pessoas que estão na Àfrica, China, etc... Mas principalmente na esquina da sua casa!
Faça a sua parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário