Tradutor

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Luta pela sobrevivência dos Guaranis/Kaiowas


Ola amados do Senhor
Irmão ou Irma que esta lendo isto
O que você sabe sobre Questões Indígenas?Talvez pouco ou nada.

Vou passar um pouco da vida indígena no Mato Grosso do Sul.
Irmãos as coisas não tem sido fácil para os indígenas, desde que me conheço por gente.
A questão maior em problemas é questões de terra.
Grande parte de terras, esta nas mãos de poucos, e os que realmente precisam estão morando nas beiras das rodovias de MS.
As coisas que vejo são tão tristes, vocês não tem idéia de como é viver na beira da estrada!!
Á tantos perigos que não sei por onde começar imagine crianças de todas as idades brincando ao lado de caminhões, caminhonetas, carros, correndo a 100 ou 200 km/h...
O frio que se passa, pois não á arvores , para tirar lenha...
A fome, pois não se tem como plantar, As doenças...
A humilhação de não ter uma casa digna, um lugar para plantar e caçar.
Nem se quer saneamento adequado... Ou água para beber...

Esses são meus queridos avôs, meu vô foi assassinado por fazendeiro em 2003.

Ah queridos além de enfrentarmos preconceito nas cidades, nas lojas, restaurantes, shopping, escola e até igreja na cidade, em mercados, quantas vezes no mercado as pessoas riram ao olhar nossa compra, ou algo do tipo... E ainda enfrentamos a humilhação de não morarmos em nossa própria terra.
 E os que conseguiram uma pequena parte das terras, enfrentam situação de perigo constante, de fazendeiros e seus capangas. Algumas aldeias ficam rodeadas de fazendas em sua volta, suas matas são destruídas, os rios poluídos com agrotóxicos, volta e meia morre crianças envenenadas...Reservas indígenas foram criadas para tentarem fazer os guaranis e kaiowas abandonarem suas terras...obrigados por ameaças alguns se mudaram...os que não se mudaram foram presos,e mortos...




Irmãos peço a oração de vocês sobre meu povo, os sofrimentos são muitos...

E a só um para devolver a alegria, dignidade e esperança, e seu nome é: Cristo.

A questão espiritual é algo enraizado entre meu povo, hoje percebe que não certos perante os olhos de Deus,assim como outras culturas ,acreditam em outros deuses, cantos, rezas, etc.

Sei que meu povo é amado por Deus, mas muitos não sabem ainda. Intercedam para que todas as amaldiçoes caiam por terra, em nome de Jesus!!


Participei de uma grande assembléia dos guarani/kaiowa, nesse fim de semana, foi decidi e dito a as autoridades do governo, que querem demarcação e homologação das terras tradicionais até dia 5 de agosto, caso contrario eles não esperarão nem um dia a mais, e caso contrario não sairão de suas terras com vida  haja que houver!!Isso significa que se não sair à demarcação, haverá luta armada!E muitas pessoas morreram pessoas de todas as idades, crianças maiores, adolescentes, jovens, velhos...



De novo peço a interseção de vocês!Orem para que o pior não aconteça, orem para que as autoridades tenham sabedoria e essas questões se resolvem da melhor maneira possível.
  Os guaranis e kaiowas não vêem a terra com os olhos de fazendeiros, eles vêem muito mais que dinheiro.
   Sei que Deus nos fez assim como somos,para louvarmos Ele na nossa própria língua nativa,com nossas roupas ,com nossa alegria(os guanis/kaiowas gostam muito de cantar),com o nosso próprio jeito de ser,de vestir e falar.


Há tantas coisas para contar, mas vou finalizando por aqui. Irmãos orem, orem muito pelo meu povo, e pelos povos indígenas do Brasil.



Fiquem na Paz.
 



Por: Kellen


Coluna:Dovocional



Nenhum comentário:

Postar um comentário