Tradutor

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vinho Novo, Odre Novo!


Mateus 9:16-17

"Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotuta.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam."

O que é um Odre?

Muitos não sabem, mas sou Biomédico, especializado Análises Clínicas e Biologia Molecular, e pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa. A minha tese de faculdade foi sobre vinho, fabricação e propriedade medicinal. Mesmo eu não podendo citar a bíblia em minha monografia, estudei muito a respeito do que ela trazia sobre vinho e sempre ouvi diversas pregações sobre o ODRE.

O odre não é uma figura do nosso tempo, muitas pessoas não sabem o que é, tem apenas uma idéia do que significa esta palavra, mas no tempo de Jesus era um objeto muito comum, o vinho era feito com um processo bem artesanal, as uvas eram pisadas, tirando todo o suco, prensadas e colocadas num buraco na terra coberto com pedras, ou na rocha, depois de passar por aquele lugar o suco fluía por um canal onde ele passava para um segundo compartimento e passava pela primeira fermentação, que na realidade toda fermentação começa no esmagar da uva. No clima quente do oriente médio, a fermentação acontecia muito rápido não tinha como impedir, e logo depois desta primeira fermentação, passava por uma peneira e todos os caroços, sedimentos, cascas da uva era retirado e aquele segundo suco então era escoado, depois de 4 a 6 dias esse segundo suco era derramado em vasos de barros que eram revestidos com couro, com a pele de animais para mais uma fermentação e para ficarem ali num depósito, dentro daquelas peles, os odres, eram feitos com a pele inteira de um animal, como bodes, por exemplo , então eles secavam a pele do animal depois com feixes amarravam onde eram as pernas e a calda do animal e o pescoço como se fosse a boca da garrafa amarrados contendo todo o vinho para não sair e aquele suco fiava ali dentro fermentando. O vinho fermentava tanto que a pele do animal ficava a ponto de arrebentar, já que na fermentação há liberação o gás de dióxido de carbono e esse esticava a pele quase ao limite máximo. O processo de fermentação precisaria continuar ainda por dois a quatro meses dentro destes odres até que se tornasse mais lento.

No período em que a pele do odre tinha sido esticada até o seu limite, o teor de álcool teria chegado perto de 12%, e o colágeno que é o responsável para dar a pele toda esta capacidade de se esticar teria sido desgastado pelo álcool, sendo assim, esta pele não poderia sofrer novas pressões, ou seja, utilizada em um novo processo de fermentação, porque ela se romperia.

O ponto que Jesus queria cegar na parábola citada em Mateus 9:14-17, era facilmente compreendido em sua época, porque todo mundo sabia que não podia se colocar vinho novo em odres velhos, porque além de se perder o vinho, perdia-se o odre. Ninguém colocava vinho novo em peles velhas, peles que não eram mais flexíveis, que não suportavam mais a pressão, assim também podemos entender o começo da passagem quando Jesus fala do tecido, o pano novo colocado em roupa velha.

"Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.” - Mateus 9:16

Esta parte do texto é mais simples para nós entendermos nos dias de hoje.
Eu preciso ser um odre novo, para receber o vinho novo!
O odre velho ele já está acomodado, o vinho velho ele é bom, mas ele não fermenta mais, ele não exige mudanças no odre, por isso o odre fica confortável, tudo está sobre controle.

Além da fragilidade de não aguentar a nova pressão, o odre velho fica com resquícios do vinho velho, que pode azedar e até “avinagrar” o novo.

Quantos estão assim, dentro ou fora da igreja, com a famosa “síndrome de Gabriela”... Eu nasci assim, sou assim e vou morrer assim?

Sabe... Quando nós já sabemos fazer as coisas, tudo está do jeito que a gente gosta e tudo tranqüilo. Quando estamos acomodados e confortáveis, é nesses momentos que Deus permite que sejamos incomodados.

Se você crê que Deus é soberano sobre todas as coisas, que nada foge ao controle do nosso Deus, você crê que há "incômodos " que vem da parte de Deus, Amém?

Então, se Deus permite alguma situação que nos tira deste lugar de conforto, de calmaria, podemos ter a certeza que Ele quer fazer algo novo nas nossas vidas, algo precisa ser mudado na estrutura, o vinho velho vai acabando, o vinho é símbolo de alegria, e você se sente incomodado, desconfortável, esta sentindo tristeza, um vazio, uma angústia, quem sabe esta é uma angústia divina. Deus quer te despertar pra algo novo, Ele quer te tirar deste lugar de comodismo, te renovar, quer fazer coisas novas na sua vida e por isso Ele permite este desconforto, só odres novos podem receber o vinho novo.

Mas eu já são sou novo, já fui provado, já passei pelo processo de fermentação, não sou novo convertido, etc... etc... etc...

Estou cansado de ouvir várias desculpas das pessoas, mas sabe o que TODOS esquecem?

Deus é poderoso para nos tornar odres novos!

Ele é poderoso para nos tornar maleáveis outra vez, e de novo, e de novo e quantas vezes for preciso, e SE deixarmos. Jesus muda a nossa estrutura, e nos coloca na dependência dEle. Lembre-se, Ele está nos ensinando coisas novas a seu respeito, novos desafios, novas conquistas, novas experiências com Deus, você não precisa viver em saudosismo de um tempo que não volta mais, contando experiências de 5,10, 15, 20 anos atrás,  porque Deus tem muito mais pra você.

Quer exemplos de pessoas que foram transformadas em odres novos, mesmo após terem sido experimentados?

Veja o que Jesus disse a Paulo a caminho de Damasco, ele não era um homem mal, ele era fiel a uma estrutura em que foi formado, fiel as suas convicções, ele agia crendo que estava sendo fiel a Deus. (Atos 26:12-15)

Nesse momento Paulo estava indo contra Deus e não sabia... Ir contra Deus é duro, é se machucar, é debater-se contra pontas de ferro, é ferir a si mesmo, porque ninguém pode contra Deus, quem sabe você tem resistido ao processo de Deus na sua vida.

Já pensou em se render ao novo de Deus?  As novas formas, as novas estruturas...

Se você se render ao novo de Deus na sua vida, você virá sofrer muito menos e o processo vai ser muito mais rápido.

Isaias 43:18,21
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”

Não vivam no passado!

Eu estou fazendo coisas novas, mudanças são necessárias!

Vocês não reconhecem o que Deus está mudando na sua vida agora?

Ele está fazendo coisas novas, mas muitas pessoas não percebem, é como Israel que se apegava a glória do mar vermelho que se abriu, dos milagres no deserto e Deus está falando aqui através do profeta, que eles deveriam esquecer até mesmo destas coisas, porque eles se apegavam tanto a elas que não estavam preparados para receber o novo manifestar de Deus.

Mateus 11:16-17
“A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras: Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram;”

Deus está fazendo sempre e ninguém está vendo!

Veja o que diz o texto em Luicas 24:13-27

“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.
No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.
Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" Eles pararam, com os rostos entristecidos.
Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?"
"Que coisas?", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.
Ele lhes disse: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?
E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.”

Israel não reconheceu Deus encarnado porque eles estavam apegados a forma anterior; Talvez neste momento a sua vida você esteja sendo esticado, não está nada agradável a tua situação, Deus pode estar te movendo para um nível espiritual mais elevado e você não está entendendo, ou não quer entender.

Assim como o próprio Cleopas não reconheceu Jesus, vou não reconhece que Deus quer te levar a novos níveis de entendimento.

Eu sei que você, assim como muitos e como eu mesmo quer o novo de Deus na sua vida!

Não se preocupe você não fará isto sozinho, e nem pode, mas Ele é fiel pra completar a boa obra, mas você neste momento esta precisando se adaptar a uma nova realidade na sua vida, precisa passar por perdas de diversas naturezas, e será forçado a enfrentar uma nova vida.

Deus quer se revelar a você de uma nova forma, o vinho velho acabou, ele não existe mais, mas o vinho novo está aqui e uma nova alegria Deus quer te dar, deixe a forma de viver antiga pra trás, o Espírito Santo vai te ajudar a suportar esta pressão, receba o novo de Deus, nossa vida é marcada por recomeços, entregue-se ao Senhor a cada manhã.

As misericórdias do Senhor são novas a cada manha, e cada dia, porque Deus continua fazendo coisas novas, novas galáxias, novas espécies de animais, de plantas, a cada minuto nasce um novo ser uma nova criação de Deus e você é algo novo de Deus.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

Entenda que como você não existe outro, e Deus tem sempre algo novo para nos revelar a seu respeito, você não pode acreditar e aceitar que você já conheceu tudo, que da sua maneira as coisas funcionam, que o antigo era melhor porque não doía; Deus quer fazer um odre novo para receber o novo de Deus.

Você está pronto para ser renovado?

Lembre-se, mesmo que não tenha forças, você precisa apenas permitir que Jesus habite em você e tudo acontecerá!
Deus criou diversas coisas e adora nos surpreender, se estamos fartos de alguma forma monótona de devoção é bem provável que Ele também esteja, mexa-se e aproxime-se Dele usando uma das inúmeras maneiras.

Jesus nos fala em Efésios 4:17-32: A respeito de um renovo urgente que é primordial para uma nova vida com Cristo.

“Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.
Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo.
De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem[16], que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,e não dêem lugar ao Diabo.
O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”

Seja renovado pelo perdão dos seus pecados, o odre velho se conforma com o pecado, pois cauterizou em sua mente que o pecado é mais forte que ele, mas isso é mentira do diabo.

Se você deseja ser um odre novo e receber o vinho novo de Deus, peça ao Senhor, Ele te dará forças para enfrentar o novo. Só você e Deus sabem o quanto você precisa ser tocado pelas mãos transformadoras e restauradoras do Senhor.

Que Deus te abençoe,

Por: Pr. Paulo Alencar
Coluna: Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário